22.6.13

Você já ouviu falar nos 5 Ritos Tibetanos???






Olá pessoal tudo bem??

Já tinha ouvido falar algumas vezes sobre os 5 Ritos Tibetanos, mas só agora me aprofundei no tema e já estou iniciando a prática.

Depois que Peter Kelder, lançou seu livro “A Fonte da Juventude”, todos cairam de amores pela novidade.

No livro, Peter conta a história de um Coronel que teria vivido no Tibet no início do século XX e que descobriu junto aos monges o poder de 5 exercícios,  de limpeza, purificação e fortalecimento da energia vital, que o fez perder a barriga e escurecer os cabelos, olha que maravilha eu me interessei logo, claro!!!

Os ritos trabalham toda a linha central do corpo, onde estão todos os órgãos e glândulas fundamentais para a saúde, fazendo com que eles funcionem melhor, como por exemplo a tireóide, grande responsável pelo nosso metabolismo.

O ideal é praticar diariamente, pois a sequência aumenta a força física e mental, alivia o estresse, melhora a respiração, a digestão, o tônus muscular, a elasticidade, aumenta a flexibilidade, beneficia o sistema cardiovascular além de relaxar muito.

A saúde física e mental está relacionada à saúde dos chakras. Mestres de diversas tradições orientais falam dos chakras e da energia vital (chi, ki ou prana) como as bases da saúde. Alguns vão além, dizendo que toda a saúde depende desse binômio. Segundo eles, se os chakras estão funcionando corretamente, a energia vital flui pelo corpo e o indivíduo tem saúde plena, independentemente de seus hábitos.

Vamos aos famosos ritos:

O primeiro: Consiste em girar em torno do próprio centro, assim você ativa o funcionamento dos chakras.

O segundo: É uma espécie de exercício abdominal. Pernas são alongadas, o pescoço é massageado e o abdômen é reforçado. Ao contrário dos exercícios abdominais convencionais, no segundo rito todo o corpo é exercitado, o que estimula também o aparelho digestivo e a musculatura que serve de base para a coluna.

O terceiro: Promove a extensão côncava da coluna, sobretudo da região cervical. Sabe-se que diversas tensões acumuladas no corpo manifestam-se no pescoço e quando esta região está tensa, todo o corpo torna-se tenso. Alivia essas tensões e mantém o pescoço flexível e a garganta relaxada.

O quarto: Também conhecido como exercício da mesa, reforça a musculatura lombar e exercita braços e pernas. Como no terceiro rito, o pescoço também é exercitado.

O quinto: O corpo é estendido, a respiração torna-se mais leve e fluida e braços e pernas são reforçados. Se assemelha a Saudação ao Sol,uma das posturas da Hata Yoga.

Na primeira semana você começa com 03 repetições de cada rito, na segunda semana 5, na terceira 7 repetições até chegar a 21 repetições para cada rito.

Para  entender melhor como são fáceis os exercícios, escolhi um dos milhares de vídeos disponíveis ma internet que achei bem legal.




Beijocas ;)

Nenhum comentário:


Layout exclusivo by www.layoutparablog.com - 2014