25.1.12

Cores no prato



Quanto mais colorido for seu prato, mais nutrientes para seu organismo você terá. Cada cor tem uma propriedade nutricional diferente, portanto quando for às compras pense nisso:


Alimentos brancos, como a couve-flor, a batata, o arroz e a banana, são fontes de cálcio e potássio, indispensáveis para a formação e manutenção dos ossos, funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos vermelhos, como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, cereja e pimentão vermelho contêm licopeno,  que atua como antioxidante, neutralizando os radicais livres e protegendo o coração. Também são fontes de vitamina C.

Alimentos amarelos ou alaranjados contém carotenóides presentes nos alimentos como o mamão, melão, cenoura, manga, laranja, e abóbora são antioxidantes e anticancerígenos. Também possuem vitaminas A e C, que ajudam a manter o sistema nervoso saudável, protegem o coração e a visão.

Alimentos azulados e arroxeados, como  a uva, ameixa, amora, beterraba, berinjela e repolho roxo possuem atividade antioxidante, retardando o envelhecimento.

Alimentos verdes, como abacate, brócolis, chuchu, kiwi, limão, pepino, vagem e as folha em geral, contém clorofila, ferro e vitamina A, desintoxica as células, protege contra anemia, tem ação anticancerígena, inibe o envelhecimento e protege o coração, cabelos e pele.

E os alimentos marrons,  como aveia, nozes, castanhas e cereais integrais são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E, auxiliando no funcionamento do intestino e prevenindo doenças cardiovasculares.

Se inspire em grandes mestres como Miró e Modrian e "pinte" seu prato bem bonito, sua saúde vai agradecer.

 


Beijocas!!

Nenhum comentário:


Layout exclusivo by www.layoutparablog.com - 2014